A Permacultura é uma atitude de vida que se propõe a estabelecer a sustentabilidade agrícola, social, cultural e econômica por meio de procedimentos que planejam e concretizam, de forma adequada e produtiva, a criação de sistemas correlacionados entre todo o mundo, assemelhando-se e/ou imitando a Natureza e fazendo uso de práticas ancestrais de observação, respeitando e colaborando com a preservação da mesma.
O termo foi criado a partir da abreviação e da junção das palavras Permanent Agriculture (culture) por dois australianos, Bill Mollison e David Holmgren, e tem como significado Agricultura Permanente, ou melhor, Cultura Permanente. Não é um método totalmente inovador, mas surgiu como consequência alternativa às agressões do homem ao meio ambiente e, por conseguinte, a si mesmo.
Clique para ampliar.
A Permacultura está mais voltada para a agricultura propriamente dita, ou a outras culturas humanas, tais como piscicultura, silvicultura, arquitetura, engenharia, paisagismo, economia, sociologia, entre outras, mas os seus princípios podem muito bem ser aplicados nas grandes cidades ou a qualquer atividade humana, mesmo que esta não esteja diretamente relacionada com a Natureza, como, por exemplo, em escritórios ou lojas.
Nesse sentido, a associação com o Feng Shui é muito vantajosa. A arte chinesa complementa o processo fazendo uma análise energética do local que está sendo implantada a Permacultura, resultando um ambiente agradável, harmonizado e eficiente do ponto de vista da sustentabilidade.
A diferença entre a Permacultura e o Feng Shui é que este último faz uma analise esotérica dos ambientes a fim de atrair influências benéficas da Natureza, enquanto aquela analisa tecnicamente os locais, utilizando-se do que a própria Natureza proporciona, transformando e aprimorando a relação Homem – Natureza em algo vantajoso para ambas as partes.
Existem três pilares que sustentam a Permacultura e servem como mandamentos que devem ser respeitados e seguidos, não só pelas pessoas ligadas à Permacultura propriamente dita, mas por todos nós: Cuidado com a Terra, Cuidado com as Pessoas e Aplicar Limites ao Consumo e Partilhar os Excedentes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário