segunda-feira, 30 de maio de 2011

Edifícios Verdes

Ultimamente fala-se muito em edifícios verdes. Mas para que um edifício seja considerado “verde”, ele tem que seguir determinados preceitos quanto à sua construção, à qualidade do ar, à energia e à água.

Referente à construção, os edifícios verdes devem ser construídos com matérias-primas oriundas de processos produtivos manejados de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, respeitando todas as leis vigentes de cada país. Essas construções devem também seguir certos parâmetros quanto à segurança no trabalho, à correta destinação dos resíduos naturais e ao controle da emissão de poluentes, com um mínimo de impacto ambiental possível.

A qualidade do ar também tem que ser levada em consideração. Os edifícios verdes devem oferecer conforto térmico, uma boa circulação de ar, área própria para fumantes e, na hora da limpeza, uma atenção especial quanto ao uso de detergentes que não apresentem odores fortes.

Quanto à energia, os edifícios devem optar por fontes alternativas de energia ou fontes emergenciais que garantam uma boa iluminação em caso de acidentes, buscando sempre a economia no consumo e uma eficiência total.

Em relação à utilização da água, deve-se ter uma atenção especial quanto à qualidade da mesma para o consumo e ao desperdício, exercendo um controle rígido sobre torneiras e válvulas de descarga. A captação de água pluvial e uma boa drenagem também devem ser levadas em consideração.

Finalmente, os edifícios verdes devem ter programas de coleta de lixo seletivo e uma manutenção constante nos programas de educação ecológica e orientação dos habitantes em relação a essas práticas.

Os edifícios verdes já são uma realidade. Grande parte das construções atuais é executada seguindo os parâmetros acima citados. Edificações mais antigas também estão sendo adaptadas a esta realidade. Isso é um bom sinal. Esperamos que muito em breve todos os edifícios do mundo sigam os preceitos acima, para que possamos aproveitar e cuidar melhor do nosso Verde.


Fonte:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/residencia-sustentavel/edificios-verdes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário