Em matéria publicada no site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, na coluna de sustentabilidade, de Leonardo Millen, foram divulgadas três ideias simples e muito eficientes para tornar o nosso planeta mais sustentável.
A primeira ideia é a mais simples das três. A empresa britânica HU2 lançou uma série utilitária de adesivos, cujos formatos e desenhos alertam as pessoas sobre as questões relacionadas à sustentabilidade, como apagar as luzes dos ambientes desocupados e desligar os aparelhos eletrônicos que não estão sendo utilizados, além de estimularem as pessoas a reciclarem os seus lixos. A ideia é produzir um efeito visual que atraia a atenção e, ao mesmo tempo, eduque para a conscientização ecológica.
Adesivos da HU2
A segunda ideia, um pouco mais elabora, foi desenvolvida pelo designer holandês Merel Karhof. O designer construiu uma máquina de tear movida a vento. É a Wind Knitting Factory, que, auxiliada por um moinho de 1,2 metro, fia linhas contínuas de cachecóis ou echarpes. O aparelho foi exibido pela primeira vez no Royal College of Art.
Wind Knitting Factory do designer Merel Karhof
A terceira ideia, a mais complexa de todas, foi desenvolvida pela empresa sueca Jerhusen, que conseguiu obter energia utilizando apenas o movimento das pessoas. Partindo da ideia de que movimento = calor e calor = energia, a empresa transformou a energia produzida pelo movimento de cerca de 200 mil transeuntes que circulam pela estação de Estocolmo todos os dias para aquecer a água de um edifício em frente.
Estação de Estocolmo
Aí estão três ideias simples, mas que requerem um esforço enorme para que possam vir à tona. Se todos fôssemos capazes de desenvolver alguma engenhoca dessas, o futuro do nosso planeta certamente estaria assegurado.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário