terça-feira, 15 de março de 2011

Um projeto além da sala de aula

Quem é que nunca cansou – ou quase dormiu – ao ouvir o professor falando durante uma aula? Pois é, foi buscando novas maneiras de integrar os alunos à comunidade que surgiu um belo projeto em uma escola aqui de Blumenau, no ano passado. 

A Escola de Educação Básica (EEB) Júlia Lopes de Almeida, não apenas criou um projeto inovador, como foi também uma das cinco finalistas do prêmio Destaque Brasil. Tudo isso graças ao projeto “Óleo no Futuro”, uma iniciativa que busca ensinar pais, alunos e morados próximos à escola a transformar o óleo utilizado na cozinha em garrafas PET e sabão.

Como assim? Pois é, muita gente não sabe, mas a origem do sabão é justamente a gordura, por mais irônico que isso possa parecer. Mas o mais legal do projeto é que ele faz os alunos pensarem no bem coletivo. Segundo o diretor da escola, a ideia de sair da sala de aula é justamente para fazer com que eles exerçam a cidadania junto à comunidade. E vamos combinar que é, também, uma maneira muito mais divertida de aprender, né?

Portanto, se alguém aí é aspirante a professor, não custa nada lembrar que aluno gosta mesmo é botar a mão na massa! Ainda mais com um projeto como este que faz todo mundo ver ótimos resultados.

Confira a matéria que inspirou este texto: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/noticias/2657-escola-de-sc-e-finalista-em-premio-nacional-de-gestao-escolar

 Sabão produzido pela escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário