segunda-feira, 18 de abril de 2011

O motivo é a falta de lixeiras

Quem é que nunca ouviu um amigo fumante usando esse velho argumento? Pois é, por mais que seja verdadeiro o fato de faltarem lixeiras e, principalmente, cinzeiros para os fumantes de todo o Brasil, não estamos aceitando esta resposta como desculpa.

Também não vou colocar, aqui, todo mundo no mesmo saco, pois não são todos os fumantes que têm essa atitude. Porém, grande parte deles, e me arrisco a dizer até que a maioria, o faz. Faz por preguiça, faz por esquecimento, faz por não ter onde jogar, mas o fato é: se você optou por fumar, é você mesmo que deve arcar com as consequências.


Bitucas de cigarros são lixo como qualquer outro, elas entopem bueiros, aumentam a chance de enchentes, sujam as ruas e deixam cheiro.
Está comprovado, inclusive, que 20 bitucas num manancial geram poluição equivalente a de um litro de esgoto. Tanto é que já existem projetos de lei em alguns municípios que pretendem multar o cidadão que atira bitucas no chão ou, até mesmo, as empresas que não mantêm suas calçadas livres desta maldita.
 

Aproveitando o gancho, existem também alguns projetos, em que as próprias empresas tentam melhorar a situação. A Votorantin (SP) prevê a coleta e transformação dos restos de cigarros em adubo orgânico. Uma parceria entre empresa e prefeitura que tem tudo para dar certo.
 

Ainda assim, é bom que fique claro que esse é apenas um projeto em meio ao monte de bitucas que continuam por aí, perdidas em nosso chão de cada dia. Ainda temos que lutar contra a sujeira deixada nas calçadas que entopem os bueiros e deixam a cidade com aspecto feio.
 

Por isso, senhor fumante, como sabemos que você ainda não pode reciclar ou usar sua bituca como adubo, pedimos solicitamente que, ao menos, você possa segurá-la até encontrar a mais próxima lixeira.

Fontes:

http://www.dgabc.com.br/News/5800430/projeto-preve-multa-por-bituca-no-chao.aspx

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,bituca-de-cigarro-vai-virar-adubo-em-votorantim-sp,630137,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário