segunda-feira, 25 de abril de 2011

Publicidade mais que legal

Quando se fala em publicidade, logo vem em mente comercial de TV, revista ou outdoor. Não há como negar que este ainda é o formato mais tradicional da propaganda. Porém, chegamos a uma era onde as empresas devem pensar além do comum. Mais do que nunca, vemos, hoje, estratégias de marketing voltadas para o meio ambiente e para o social.  É claro que muitas empresas fazem isso apenas porque as outras estão fazendo, mas alguns projetos se tornam tão grandes que acabam por gerar grandes mudanças em algumas comunidades.
Um grande exemplo disso é uma das maiores marcas de refrigerantes do mundo, a Pepsi. Uma das últimas grandes sacadas (e ousadia) da Pepsi Estados Unidos foi investir o gasto com publicidade em incentivos a projetos sociais.
Tá, mas então isso não é bem publicidade, é? Na verdade é muito mais que isso. Quando tratamos de uma ação como esta, fica até difícil definir os conceitos de publicidade, marketing e comunicação. O fato é que todo o esforço é realizado em prol da imagem da marca, gerando ainda a possibilidade de trazer bons resultados para a sociedade.
No caso da Pepsi, a ideia foi investir em alguns projetos já existentes, nas áreas de saúde, meio ambiente e educação. Através de votação dos internautas, a proposta “Teach for America”, com objetivo de treinar 4,5 mil novos profissionais e maximizar o impacto do trabalho em comunidades carentes, recebeu o apoio de US$ 250 mil. Outro projeto votado pelos internautas recebeu US$ 5 mil para transformar camisetas em sacolas reutilizáveis.
Essas duas causas foram premiadas pelo projeto “Pepsi Refresh Project”, um projeto que reflete claramente a identidade da empresa, o desejo de estar no centro das grandes mudanças. A companhia acredita que há milhares de pessoas com potencial para mudar as comunidades e quer ser um catalisador para transformá-las em realidade.
O mais legal é saber que seis meses depois do lançamento do site www.refresheverything.com, a Pepsi comemora a marca de quase 160 projetos beneficiados com mais de US$ 6,5 milhões. E tudo isso com a participação dos internautas que votam através da internet.
Com certeza um projeto como este merece ser divulgado porque vai além do convencional. Enquanto isso, no Brasil, a gente torce pra que a Pepsi traga esta ideia, também, para nossas comunidades.

http://www.mundodomarketing.com.br/9,18234,pepsi-troca-gasto-com-publicidade-por-incentivo-a-projetos-socioambientais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário