segunda-feira, 4 de abril de 2011

A sustentabilidade e suas tendências

Diz aí, você é daqueles que acha que empresa só pensa em dinheiro e que essa história de falar de meio ambiente é puro marketing? Ou você faz o tipo que acha que, assim como todos, as grandes corporações fazem isso porque também querem o bem da humanidade?
Bom, seja um, seja outro, seja nenhum dos dois, este post é pra quem, simplesmente, gosta de saber o que está rolando na relação empresa X sustentabilidade. Segue aqui uma lista de tendências do mercado, postadas pelo portal HSM. O artigo conta, no total, com 11 tendências, sendo que hoje colocaremos apenas cinco delas, pra não ficar aquele texto “bíblia” que espanta qualquer cidadão. As últimas postagens você confere aqui, na semana que vem.

1) Consumidores exigentes, mais comunicação.
Esse é um movimento que tende a se expandir em todo o mundo em resposta ao crescente interesse dos consumidores e às demandas por mais transparência.
O estudo sobre marcas verdes ImagePower (Cohn&Wolfe, Landor Associates e Penn Schoen Berland, em parceira com a Esty Environmental Partners), realizado em 2010 com 9 mil entrevistados em 8 países, incluindo o Brasil, revelou que 60% dos consumidores querem comprar produtos de empresas sustentáveis.

2) Inovação puxa comunicação de produtos.
A valorização da sustentabilidade como vantagem competitiva tem levado cada vez mais empresas a comunicar não só aspectos convencionais como reciclagem e pegada de carbono, mas também iniciativas amplas relacionadas a produtos verdes.
Assim, compromissos efetivos com soluções para as mudanças climáticas seguem em alta nos Estados Unidos e na Europa, em virtude da relevância da questão e da crescente sensibilidade dos consumidores em relação a ela.

3) A velha história da lição de casa primeiro…
Cada vez mais empresas estão preocupadas em melhorar o desempenho em sustentabilidade antes de comunicá-la. A ideia parece óbvia, mas a história recente mostra que, contrariando o bom senso, muitas companhias quebraram a cara por botar o discurso a léguas da prática. Você, leitor, certamente conhece pelo menos uma empresa brasileira que cometeu esse equívoco. Arrisque fazer a sua listinha.

4) Mensagem valoriza o desempenho do produto, o bolso do consumidor e a contribuição para o planeta. Tudo ao mesmo tempo.
O desempenho do produto aliado à sustentabilidade é outra tendência que apareceu no radar. As
primeiras ações de comunicação, adotavam um tom mais institucional. Agora, elas estão tratando a produção dos produtos e ainda contam com a “vantajosa” interação do consumidor.
Em um recente estudo sobre a comunicação da sustentabilidade no ponto de venda, a consultoria
canadense Stratos identificou um crescimento no número de empresas que procuram “vender” ao
consumidor a ideia de um benefício muito claro para a escolha de produtos mais sustentáveis. É o caso da P&G, com o seu papel-toalha Bounty Select a Size, que permite ao consumidor selecionar o tamanho das folhas de modo a evitar desperdício.

5) Simples é melhor.
Considerando ainda o ponto de venda, observa-se uma tendência pela simplificação da mensagem da sustentabilidade. Um exemplo ilustrativo dessa tendência é a Marks&Spencer, maior rede de lojas de departamento do Reino Unido.
A rede britânica implantou uma campanha chamada Plano A, na qual transforma 100 compromissos em cinco pilares (Mudanças Climáticas, Resíduos, Matéria-Prima Reciclável, Parcerias Justas e Saúde), devidamente identificados por ícones. “Cinco anos. Cinco compromissos. 100 coisas para mudar. Porque temos apenas um mundo. E o tempo está acabando”.
A intenção é comunicar rápido e de modo simples, com o intuito de fortalecer vínculos com consumidores cada vez mais bombardeados por informação verde. Uma inspiração para empresas varejistas brasileiras.

Ricardo Voltolini é publisher da revista Ideia Sustentável e diretor da consultoria Ideia Sustentável. 
Twitter:@ricvoltolini
Topblog: http://www.topblog.com.br/sustentabilidade.

Fonte: Portal HSM – 23/02/2011 – Fonte original: Agenda Sustentável.
http://www.hsm.com.br/editorias/sustentabilidade/11-tendencias-sustentaveis

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