segunda-feira, 28 de março de 2011

Água, economize já!

O dia internacional da água foi na semana passada, mas nunca é tarde para lembrar a importância deste recurso. A preocupação ainda parece distante de muitos de nós, já que cada vez que sentimos sede, abrimos a torneira, tomamos água e achamos lindo! Pois é, só que para algumas pessoas, tomar água é uma missão e tanto.
No dia 22 de março, o portal G1 postou uma notícia com dados interessantíssimos a respeito do consumo da água.
Segundo o estudo, na península árabe a demanda por água doce é 500% maior que a disponibilidade da mesma. Para que a população não morra de sede é necessário que a água seja trazida de outros lugares através de caminhões pipa ou aquedutos, o que ocasiona um grande custo para o país. Já imaginou se você dependesse disso para tomar seu copinho de água diário?
Alguns países como Paquistão, Uzbequistão e Tadjiquistão também sofrem muito com o problema da água. Para abastecer a população, o país utiliza quase 100% de sua oferta de água doce, enquanto o Irã está próximo de chegar aos 70%.
E por mais que todo mundo pense que o problema da água afete mais as localidades secas, as regiões que mais sofrem com a possível falta de água são as que têm o maior percentual de população global. Exatamente! O sul da Ásia, por exemplo, consome, hoje, 57% de sua oferta de água doce, porém é neste exato lugar que está abrigado quase um terço de toda a população do mundo. Ou seja, qualquer situação que altere a distribuição do recurso nesta localidade – mudanças climáticas, aumento do uso da água – estará ameaçando a vida de bilhões de pessoas.
Bom, enquanto isso, aqui no Brasil se utiliza 0,72% da oferta de água doce, o que ainda é um bom sinal. No entanto, deve-se lembrar que boa parte dessa água é utilizada para agricultura e algumas mudanças climáticas já parecem estar acontecendo. Quem viveu o drama das chuvas em boa parte do país, já deve ter percebido que a água é um dos primeiros recursos a se tornar escasso. Na dúvida, fica aquela dica: economize água sem moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário