segunda-feira, 25 de julho de 2011

A consciência de sermos humanos

Não adianta pensar, falar ou ter atitudes sustentáveis sem antes avaliar todas as consequências de tal postura. O que queremos dizer com isso é que não basta agir de maneira ecologicamente correta ou sustentável sem antes termos consciência da nossa qualidade enquanto seres humanos. Atitudes ambientalmente sustentáveis precisam ser justas no que se referem à distribuição de renda e devem visar sempre qualidade de vida para todos. Toda a população deve ser beneficiada, haja vista que milhares de pessoas no mundo inteiro estão condenadas a uma vida de sofrimento, fome e miséria.
Algumas pessoas (leia-se as mais abastadas), quando ficam sabendo que devemos economizar água ou outro recurso natural qualquer, tratam logo de estocar o mais que podem antes que os outros. Esse tipo de atitude tem consequências desastrosas e prejudiciais à maioria da população, principalmente a menos favorecida, pois esta não tem condições nem recursos financeiros para estocar e, futuramente, vir a comprar esses bens que foram armazenados por pessoas egoístas e mesquinhas, porque, devido à escassez, os preços tendem a subir descontroladamente, gerando um abismo socioeconômico descomunal.

O que devemos fazer então é preservar. Mas preservar o Todo. As plantas, os animais, a água e, sobretudo, a nós mesmos. Preservar não se resume em estocar ou armazenar. O sentido é muito mais amplo do que se imagina. Preservar é manter intacto. Preservar é não destruir, é conservar. Ou, indo um pouco mais além, preservar é salvar. Temos a obrigação de salvar e cuidar do nosso planeta, mas para que isso seja plenamente realizado, devemos evoluir como seres humanos.

E é justamente aí que está o grande problema da questão. Devemos permanentemente disseminar não apenas a consciência ecológica e, sim, a consciência de sermos humanos. Devemos combater a inveja, o orgulho, a cobiça, a avareza, a gula, a hipocrisia com bondade, respeito, dignidade, compaixão, solidariedade e amor. Em suma, devemos respeitar uns aos outros, na mesma qualidade de sermos iguais e humanos. Uma atitude verdadeiramente sustentável tem que ser embasada nesses parâmetros. Assim, preservaremos não só a Natureza, mas a Vida como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário