A preservação da natureza é uma questão de educação e de conscientização. Mas para que essa atitude consciente seja amplamente difundida e compartilhada entre todos, é preciso que nós, adultos, sejamos o exemplo a ser seguido.
Nossas crianças precisam de bons exemplos para seguir, pois elas serão os adultos conscientes do futuro e quem dará o exemplo para a próxima geração. Essa conduta simples, mas eficiente, pode mudar o destino do planeta.
No entanto para difundir essa ideia, é preciso agir de maneira ecologicamente correta e sustentável em todos os lugares, em casa, no trabalho, na escola etc. A escola, por exemplo, não só pode como deve ser o ambiente ideal para disseminar a conscientização ecológica de maneira ampla e certeira.
Fazer com que as crianças, desde cedo, incorporem ao seu cotidiano essas ações voltadas à preservação dos recursos naturais é uma forma simples e de fácil realização. É através das pequenas atitudes cotidianas, como separar o lixo orgânico dos recicláveis e não desperdiçar água ou outro recurso natural qualquer, que ajudaremos a preservar e proteger o meio ambiente.
Realizar esse trabalho em uma escola é mais simples e barato do que se pensa. Não há necessidade de grandes investimentos financeiros, pois se trata de um trabalho de prática filosófica e comportamental e não exige uma estrutura física de engenharia.
O importante é fazer com que as crianças conheçam a fundo o problema e incorporem, ao dia a dia, tais atitudes conscientes.
Conscientizar é agir. Agir é preservar. E preservar é salvar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário