segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Os sete pecados da rotulagem ambiental

O texto de hoje é sobre os rótulos dos produtos brasileiros que trazem um conteúdo apelativo em relação à sustentabilidade, ludibriando os consumidores e indicando um falso engajamento na defesa do meio ambiente e na maneira que esses mesmos produtos foram fabricados.


Esse tipo de acontecimento deu origem a uma lista de padrões que foram classificados como “Os Sete Pecados da Rotulagem Ambiental”. Abaixo, segue a lista:

1. Pecado do Custo Ambiental Camuflado – não se pode dizer que um produto é “verde” baseado apenas em um atributo ou em um conjunto restrito de atributos ambientalmente corretos.

2. Pecado da Falta de Prova – declarar que um produto é ambientalmente correto, sem o cuidado de apresentar dados que o comprovem.

3. Pecado da Incerteza – quando uma declaração é falha ou abrangente, fazendo com que sua real definição não seja devidamente compreendida pelo consumidor.

4. Pecado do Culto a Falsos Rótulos – sempre que um produto, por meio de palavras ou imagem, transmite a impressão de que seu atributo socioambiental tem o endosso de uma terceira parte sem que de fato conte com ela.

5. Pecado da Irrelevância – quando se utiliza de uma declaração ambiental que, apesar de verdadeira, não chega a ser importante ou útil para os consumidores que buscam produtos ecologicamente preferíveis.

6. Pecado do “Menos Pior” – declarações ambientais que podem ser verdadeiras na categoria do produto, mas que costumam distrair a atenção do consumidor do maior impacto ambiental da categoria do produto como um todo.

7. Pecado da Mentira – baseia-se em declarações ambientais falsas.



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