segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A incompreensão do conceito

A sustentabilidade, apesar dos esforços da mídia em insistir constantemente na divulgação e propagação dessa atitude em sites, blogues, anúncios entre tantos outros meios de comunicação, ainda não é devidamente compreendida pela massa. A grande maioria da população brasileira desconhece totalmente ou sabe muito pouco sobre o assunto.

 
Essa constatação foi revelada em fins de 2010, numa pesquisa lançada pelos institutos Ethos e Akatu acerca do tema. A pesquisa, intitulada “O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade: Atitudes e Comportamentos frente o Consumo Consciente, Percepções e Expectativas sobre a RSE*”, constatou, entre outras conclusões, que 84% dos entrevistados “não ouviram falar, não entendem ou definem errado o conceito de sustentabilidade enquanto 16% têm algum conhecimento ou acertaram a definição do tema”.
Por outro lado, a pesquisa constatou também que, entre dois produtos com preço e qualidade semelhantes, 71% dos participantes da pesquisa escolheram aquele que tivesse agregado à marca alguma causa social. Essa pesquisa constata que nós brasileiros estamos acima da média mundial, que é de 43%.
As pesquisas confirmam que os brasileiros consideram importante uma empresa possuir compromissos socioambientais, mas, ao mesmo tempo, desconhecem quase que por completo a definição do conceito de sustentabilidade.
Nosso objetivo aqui no blogue é justamente a divulgação e a propagação da sustentabilidade. O que almejamos é justamente levar ao conhecimento da população esse tema que é tão importante e precisa ser também melhor compreendido por todos. Nas próximas postagens daremos continuidade ao assunto tratado hoje.

Fontes:
http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário