segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Reflorestar é preciso

Ainda embalados pelo sopro ecológico da semana do Dia da Árvore, que faz renovar nossos pensamentos e atitudes em relação ao meio ambiente, o texto de hoje aqui no Ô de Casa é uma espécie de continuação da postagem da semana passada. O tema é reflorestamento.




Muitas ações referentes ao Dia da Árvore foram feitas em todos os cantos, e, por conta disso, aproveitamos o tema para compartilhar algumas regras básicas para realizar um plantio de forma correta e eficiente:

1.   Demarcar a área a ser reflorestada e isolá-la de animais, quando estiver no meio de pastagens.

2.   Escolher espécies adaptadas à região do plantio.

3.   Observar o clima, o solo e usos anteriores da terra, para ver se é necessário aplicar fertilizantes para facilitar o crescimento das mudas plantadas.

4.   Utilizar em torno de 50% de espécies pioneiras, aproveitando suas características de rápido crescimento para fazer sombra para as espécies climáticas.

5.   Privilegiar o uso de árvores frutíferas, com o objetivo atraírem a fauna.

6.   Diversificar ao máximo as espécies plantadas, para chegar o mais próximo possível do ambiente natural.

7.   Quando possível, plantar em linha e colocar estacas, para facilitar futuros trabalhos de manutenção das mudas plantadas.

8.   Escolher o espaçamento entre plantas (2x2, 3x2, 3x3 ou 4x4), em função dos custos e do prazo em que se espera recuperar a área. Espaçamentos menores dão resultados imediatos, mas o custo de implantação é maior.

9.   Proceder ao replantio das mudas mortas.

Realizar limpezas de manutenção (roçadas e coroamento) até o 3º ano após o início do plantio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário