segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Acidificação dos oceanos

Este é o quinto texto da série “Ações humanas que ameaçam o planeta” que está sendo desenvolvida aqui no blog. A ideia é despertar o interesse dos leitores a respeito de cada tema tratado e fazer com que pensem nas consequências que nossas atitudes podem acarretar ao planeta, muitas delas irreparáveis.



O tema de hoje é a acidificação dos oceanos a qual é causada pela alta concentração de carbono lançada na atmosfera. Esse processo ocorre quando o CO2 se dissolve na água do mar, formando o ácido carbônico, que faz com que a água fique mais corrosiva.
O CO2 quando absorvido pelos oceanos reduz o pH da água, provocando uma série de alterações químicas, afetando vários processos biológicos como a fotossíntese, a absorção de nutrientes e o crescimento, a reprodução e a sobrevivência de certas espécies, principalmente organismos como corais, moluscos e conchas.
As emissões de CO2 na atmosfera decorrentes das queimadas, da produção de cimento, da devastação florestal entre outras atividades humanas provocam o efeito estufa, fazendo com que os oceanos fiquem cada vez mais ácidos.
Os oceanos, por sua vez, absorvem um terço dessas emissões, por isso devemos ter consciência de que não podemos mais deixar com que derrubem as nossas florestas e que as pessoas responsáveis por suas indústrias tomem providências em relação às emissões de gases poluentes na atmosfera.
Nosso planeta não merece ser tratado como está sendo. Vamos cuidar de nossas atitudes e ser um bom exemplo aos outros. Vamos cuidar melhor do nosso presente para garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Vamos respeitar as nossas florestas, o nosso ar, os nossos mares e rios. Enfim, mais respeito a nós mesmos.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário