terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A gestão ambiental da Embraed

Como no último domingo foi dia do engenheiro e do arquiteto, nada melhor do que falar de uma construtora. O Ô de Casa escolheu então a Embraed – Empresa Brasileira de Edificações, de Bal. Camboriú, para exemplo de como deve ser o processo construtivo e sustentável de uma obra.


A partir de agosto de 2008, a Embraed deu início à implantação do Projeto de Gerenciamento de Resíduos, onde a mostra toda a sua preocupação em relação ao meio ambiente, desde o projeto até a utilização do imóvel.
Cada tipo de resíduo tem o seu destino certo. Essa é uma postura ética e responsável que a construtora possui e exige dos seus fornecedores, transportadores, receptores e também do poder público, fechando assim uma cadeia de produção ecologicamente sustentável.
A cerâmica, os tijolos e o concreto excedentes são destinados a aterros ou usinas; os restos de madeira são utilizados na queima em olaria; o papelão e o plástico são doados para recicladores; o gesso sobressalente vai para a produção de produtos agrícolas; o ferro, para recicladores; baldes de tinta são utilizados na própria obra.
Além das preocupações acima, a construtora faz uso de materiais ecologicamente corretos, como chapas de maderit, que são produtos de reciclagem de madeiras ou reflorestamento, e a brita leve, produto oriundo da reciclagem da borracha. Também são reciclados os papéis e plásticos que sobejam no escritório.
O processo construtivo é feito de forma artesanal, tornando a construção menos poluente, pois utiliza muitos produtos da própria região onde a obra está sendo executada, diminuindo, assim, a poluição por transportes de longa distância.
A Gestão Ambiental da Embraed é um exemplo a ser seguido por todos e a empresa merece todos os nossos aplausos pela bela iniciativa.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário