segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A moradia ideal

Um projeto brasileiro foi um dos finalistas do concurso mundial Moradia Ideal: colaboração para cidades mais inclusivas e sustentáveis. O objetivo do concurso foi encontrar soluções que proporcionem cidades mais inteligentes e oportunidades econômicas às classes menos abastadas.



O projeto Lixo Zero, Arquitetura Sustentável, Energia Renovável, elaborado pela ONG Verdever, utiliza um sistema de construção que funciona como uma espécie de usina que seca, esteriliza e compacta os resíduos orgânicos e pode ser facilmente implementado em qualquer lugar.
Esse sistema, batizado de Usina Livre, alia o uso da terra crua para as paredes estruturais de taipa, fabrica tijolos na própria obra, reaproveita embalagens pet em paredes, cultiva horta por hidroponia e faz uso de todo resíduo pós-consumo em novos elementos construtivos.
Outras benfeitorias também são realizadas, tais como a instalação de Santuários Ecológicos Sustentáveis para o cultivo de madeiras nobres e fibras orgânicas, tais como o bambu que será utilizado para os esteios e coberturas.
O projeto brasileiro foi apresentado e analisado em um evento que aconteceu em junho deste ano no National Building Museum, em Washington, Estados Unidos, e passou por fases de análise acadêmica e escolha do público.
Esse tipo de concurso é muito importante para fomentar e incentivar a pesquisa de soluções que proporcionem uma melhor qualidade de vida e bem-estar a toda uma população, além de zelar para que o meio-ambiente seja devidamente preservado e respeitado.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário