segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ações que ameaçam o planeta [2]

Outra reação que é amplificada por nossas ações inconsequentes é o lançamento de aerossol na atmosfera terrestre.  Aerossol, segundo o conceito do dicionário Houaiss, é a suspensão de partículas sólidas, ou mais frequentemente líquidas, oriundas das atividades humanas e dos processos naturais, num meio gasoso.



A grande quantidade de aerossol na atmosfera afeta diretamente a ocorrência de chuvas. O excesso dessas partículas diminui a incidência pluviométrica e faz com que as gotas de chuva fiquem menores, muitas vezes evaporando antes mesmos de chegar ao chão. Os processos naturais de geração do aerossol estão associados com a ação do vento no solo, nas rochas, no mar, e ainda com vulcões e queimadas.
Atualmente, os aerossóis são aplicados na medicina, para desinfecção e inalação, na alimentação, em cosmética, em produtos para limpeza doméstica, em produtos farmacêuticos e no setor industrial. Os inseticidas também são frequentemente aplicados sob a forma de aerossol.
O uso desses sprays é um problema crítico, justamente pelo fato desses compostos permanecerem na atmosfera, atuando na destruição da camada de ozônio. Além desse problema, os limites mínimos ou máximos da quantidade de aerossol que a atmosfera suporta são desconhecidos. Isso indica que devemos ficar atentos quanto ao uso desses produtos. Quando necessário, devemos usá-los de forma consciente e/ou optar por produtos que não afetem ou ameacem o nosso planeta.  Devemos, mais do que tudo, dar um basta nas queimadas e nos desmatamentos desnecessários.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário